16/10/2019 18h00 - Atualizado em 16/10/2019 18h28

Projeto Capacitar para Legislar é lançado na microrregião noroeste

Foto: Renan Chagas

O projeto Capacitar para Legislar foi lançado, nesta quarta-feira (16), na microrregião noroeste do Estado com uma aula inaugural, realizada na Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco. A capacitação é gratuita e aberta a vereadores e servidores que atuam no Legislativo municipal.

Além de participantes do município anfitrião, estiveram presentes representantes das Câmaras de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Ecoporanga, Mantenópolis e Vila Pavão.

O presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco, Juvenal Calixto Filho, agradeceu a participação dos presentes ressaltando a expressiva representatividade da microrregião no evento. “Acredito que a capacitação oferecida irá contribuir para fortalecer o Legislativo municipal e também para formar de futuros vereadores, vice-prefeitos e prefeitos”, destacou.

Para o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim, agentes políticos e servidores públicos precisam buscar capacitação cotidianamente para que possam oferecer políticas públicas cada vez mais eficientes e eficazes para os munícipes, que realmente precisam de serviços de qualidade.

Parceria fundamental

Segundo o diretor-presidente da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves), Wilton Minarini de Souza, a parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para que o projeto seja concretizado. “O governador Renato Casagrande, por meio da Casa Civil e demais órgãos, tem dado total assistência para que possamos oferecer essa capacitação e mantido diálogo aberto com os vereadores”, enfatizou Minarini.

Gleyciaria Bergamim de Araujo, vereadora e corregedora da Câmara Municipal de Nova Venécia e presidente da Ascamves Mulher – Regiões Norte e Noroeste também enalteceu a inciativa. “Temos um quantitativo grande de vereadores e é importantíssima a busca de conhecimento por parte deles, já que o primeiro contato da população é com o vereador. A aula inaugural do curso foi excelente. O palestrante apresentou nível elevadíssimo de conhecimento”, afirmou.

Fortalecimento

Representando a Secretaria da Casa Civil, o subsecretário para Relações Institucionais, Marcos Marinho Delmaestro, ressaltou que o projeto foi idealizado com os objetivos de valorizar o trabalho dos vereadores, tão importante para o desenvolvimento local; e de fortalecer o diálogo com esses representantes da população. “Ao qualificar o Legislativo municipal estamos contribuindo com a construção de políticas públicas que tragam benefícios diretos para a população, melhorando a qualidade de vida nas cidades”, afirmou.

Conduzidas por docentes da Esesp, as primeiras capacitações ofertadas já estão com inscrições abertas. Os cursos disponíveis inicialmente são: "Ética e Serviço Público" e "Elaboração de Termo de Referência", ambos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, a instituição dispõe de 15 cursos nessa modalidade já prontos para serem disponibilizados, além de cerca de 100 opções presenciais. “Todas as soluções educacionais da instituição estarão à disposição dos vereadores e servidores das Câmaras Municipais”, salientou.

Também fazem parte da iniciativa o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes).

Karina Andrade Soares
(27) 3636-1488 /  99622-0623