18/10/2019 18h00 - Atualizado em 18/10/2019 18h15

Microrregiões Rio Doce e nordeste recebem Programa Capacitar para Legislar

Foto: Renan Chagas

Cerca de 200 pessoas participaram das apresentações do projeto Capacitar para Legislar nas microrregiões Rio Doce e nordeste. Os eventos foram realizados nas Câmaras Municipais de Linhares e de São Mateus, nesta sexta-feira (18) e na quinta-feira (17), respectivamente.

O programa oferece capacitação gratuita, aberta a vereadores e servidores que atuam no Legislativo municipal. Participam do projeto a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) e o governo do Estado por meio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes).

“A iniciativa vem trazer mais conhecimento para vereadores e servidores públicos, e conhecimento nunca é de mais. Estou maravilhado e espero que todos os que estão participando desse curso apliquem o que foi aprendido no dia a dia. O programa poderia ser aberto à sociedade para que as pessoas possam entender os papéis do vereador, que são fiscalizar e fazer leis, entre outras atribuições”, destacou presidente da Câmara de São Mateus, Jorge Luiz Recla de Jesus.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Pinheiros, Valdirene Alves Santana, a capacitação é fundamental porque muitos quando assumem o cargo de vereador não sabem o seu papel de fato. Por meio do Capacitar para Legislar, todos poderão se atualizar. “Parabenizo o nosso governador Renato Casagrande por propiciar essa oportunidade de capacitação para os vereadores e assessores das Câmaras”, enfatizou.

O presidente da Câmara Municipal de Mucurici, Ernesto Brunoro Couto, afirmou que a iniciativa contribui para a preparação dos vereadores e dos servidores das Casas Legislativas. “A realização dos cursos nas microrregiões evita descolamentos e custos para as Câmaras, além de facilitar o acesso às capitações”, acrescentou.

De acordo com o vereador Tarcisio Silva, de Linhares, o Governo do Estado tem mantido diálogo aberto com a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves). “A população hoje busca um vereador politizado, mais antenado, bem informado, e a capacitação oferecida irá contribuir para isso”, disse.

Representando a Secretaria da Casa Civil, o subsecretário para Relações Institucionais, Marcos Marinho Delmaestro, explicou que ao qualificar o Legislativo municipal, o Governo vem contribuindo com a construção de políticas públicas que tragam benefícios diretos para a população, melhorando a qualidade de vida nas cidades. “O crescimento do Estado passa pelo desenvolvimento das regiões”.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, lembrou que as capacitações que a Escola de Governo oferece tanto na modalidade presencial quanto a distância, estão à disposição das Câmaras. Além disso, Nelci destacou a necessidade do desenvolvimento pessoal e profissional para gerar os resultados que a sociedade espera do serviço público.

"Ser um agente público é uma escolha que fazemos. E essa é uma tarefa que demanda responsabilidade e um processo de atualização constante. O que fazemos aqui é abrir as portas da nossa Escola para receber os legisladores e demais membros das Câmaras que desejam aprimorar habilidades e dar, desse jeito, um retorno efetivo aos cidadãos", disse.

Na microrregião Rio Doce a aula inaugural foi ministrada para 120 pessoas de Linhares, Rio Bananal e Sooretama. Na microrregião nordeste, 71 participantes de São Mateus, Mucurici, Pinheiros e Conceição da Barra compareceram ao evento.

A temática “O Papel do Poder Legislativo Municipal na Construção das Políticas Públicas e no Desenvolvimento Local”, foi abordada pelo professor Cesar Albenes de Mendonça, doutor em serviço público, graduado em Filosofia e mestre em Educação, PHD em Políticas Públicas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Casa Civil