16/01/2024 11h51 - Atualizado em 16/01/2024 11h57

Jucees avança na integração dos órgãos de licenciamento no Simplifica ES

Integrar 100% os órgãos de licenciamento ao sistema do Simplifica ES, viabilizando a entrada única de dados na emissão de licenças e alvarás. Essa é uma das metas do Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, para este ano. O pedido foi feito pela Secretaria do Governo (SEG) a todos os órgãos envolvidos, que, durante essa semana, têm se reunido com a Jucees e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) para o alinhamento do processo.

Entre os órgãos estão a Vigilância Sanitária, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), hoje a que mais está integrada ao sistema.

“A entrada única de dados vai facilitar ainda mais o processo de abertura e legalização das empresas. Estamos trabalhando para melhorar sempre o ambiente de negócios e agilizar os processos para quem deseja empreender”, afirma o presidente da Jucees, Paulo Alfonso Menegueli.

O Simplifica Espírito Santo é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores – Internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.

As reuniões para ajustes, adequações e melhorias, foram realizadas com o Idaf, na última segunda-feira (08), com o Iema e Corpo de Bombeiros, nessa quarta-feira (10), com a Sefaz, Vigilância Sanitária e Prodest, nessa quinta-feira (11), e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), nesta sexta-feira (12).

Assessoria de comunicação da Jucees
Leticia Nóbrega