14/07/2023 16h42 - Atualizado em 24/07/2023 12h14

Inscrições abertas para capacitações da Academia de Gestão Municipal 2.0

A partir da próxima segunda-feira (17), serão abertas as inscrições para as capacitações da Academia de Gestão Municipal (AGM) 2.0. O anúncio foi feito pela diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Laís Garcia, durante o lançamento da AGM 2.0 para os municípios da microrregião Central Sul. O evento ocorreu nesta sexta-feira (14), em Vargem Alta, tendo como anfitrião o prefeito Elieser Rabello.

Representando o Governo do Estado, também fizeram apresentações o assessor especial da Secretaria da Casa Civil (SCV), Marcos Marinho Delmaestro; o diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Antonio Ricardo Freislebem da Rocha; e a gerente de Arranjos Produtivos da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Eduarda Rezende.

Parceiros da AGM, o gerente do Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes), Mario Augusto Jantorno, apresentou soluções financeiras para os municípios, e o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Acesso ao Crédito do Sebrae, Eduardo Simões, abordou o Programa Cidade Empreendedora. Ainda durante o encontro em Vargem Alta, o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, destacou as atividades da entidade em benefício dos Executivos municipais.

A Academia de Gestão Municipal 2.0 é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, voltada para a capacitação de atores municipais que desempenham papel relevante no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), visando a contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios capixabas.

Capacitação

Para essa nova edição da AGM, estão previstos 15 módulos, que serão ofertados a partir de agosto de 2023 até o início de 2024. As inscrições para cada módulo serão abertas gradativamente e deverão ser feitas em separado. As capacitações são destinadas aos gestores municipais e suas equipes, conselheiros de Desenvolvimento Regional Sustentável e lideranças regionais.

O primeiro módulo tem como tema “Desenvolvimento Regional Sustentável” e será realizado nos dias 3 e 4 de agosto, no auditório do Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes), em Vitória. O encontro será conduzido pela doutora em Planejamento Urbano e Regional, Latussa Laranja, que coordenou o projeto de pesquisa do projeto DRS-ES.

Para o módulo 1, serão ofertadas 50 vagas. As inscrições seguem até o próximo dia 26 de julho e podem ser realizadas por meio do site da Esesp, no link https://esesp.es.gov.br/agm-2-0. Nesse endereço virtual, também é possível acompanhar o lançamento dos próximos módulos e o período de inscrições.

Amunes na Estrada

O projeto Amunes na Estrada, da Associação dos Municípios do Espírito Santo, é uma iniciativa para aproximar a entidade dos 78 municípios, promovendo articulação e, em parceria com a Academia de Gestão Municipal, a capacitação dos gestores e da equipe das prefeituras e lideranças locais.

Também são parceiros da AGM o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Águia Branca

No dia 7 de julho último, foi promovido o lançamento da AGM 2.0 em Águia Branca para os municípios da microrregião Noroeste. Cerca de 100 pessoas prestigiaram o evento.

Participaram levando informações relevantes aos municípios Luiz Paulo Velloso Lucas, subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional; Marcos Marinho Delmaestro, assessor especial da Casa Civil, Laís Alves Garcia, diretora-presidente da Esesp; Pablo Jabôr, diretor de estudos e pesquisas do IJSN; Fernanda Vargas, gerente de negócios do Bandes; e Eduardo Donateli Simões, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Acesso ao Crédito do Sebrae.

O encontro, realizado dentro da programação do Amunes na Estrada, teve como anfitrião o prefeito Jailson Quiuqui. Também estiveram presentes o vice-prefeito Efrém da Silva, o presidente da Amunes, Luciano Pingo; o prefeito de Mantenópolis, Hermínio Hespanhol; o vice-prefeito de Vila Pavão, Vantuil Schraiber; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos; e o diretor de relações institucionais da Cesan, Júnior Abreu.

Próximos encontros:

21/07/2023 – 8h30: Aracruz – Região Rio Doce (Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama);

27/07/2023 – 8h30: Rio Novo do Sul – Região Litoral Sul (Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Iconha, Anchieta e Alfredo Chaves);

04/08/2023 – 8h30: Itarana – Região Central Serrana (Itaguaçu, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina);

17/08/2023 – 8h30: Brejetuba – Região Sudoeste Serrana (Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Afonso Cláudio e Laranja da Terra);

18/08/2023 – 8h30: Cariacica – Região Metropolitana (Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória, Serra e Fundão).

:
(27) 3636-1496 / 99622-0623