15/04/2022 10h00 - Atualizado em 18/04/2022 10h54

Governo do Estado inaugura Centro de Referência das Juventudes (CRJ) em São Mateus

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, nesta quinta-feira (14), o quinto Centro de Referência das Juventudes (CRJ) no Espírito Santo. Desta vez, o município contemplado foi São Mateus, localizado na microrregião Nordeste. Principal projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o equipamento é um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos fazerem gratuitamente cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades.

O CRJ São Mateus vai oferecer gratuitamente cursos, oficinas de geração de renda, sala de informática, passeios e acompanhamento de equipe interdisciplinar. O espaço está localizado na Avenida Gileno Santos, nº 495, no bairro Ayrton Senna. O imóvel, cedido pela Mitra Arquidiocesana de São Mateus, tem dois pavimentos, com salas multiuso, espaços de dança, laboratório temático de informática e refeitório. Além disso, contará com equipe multidisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador e assistente social.

A inauguração teve uma apresentação cultural, além da visita ao local onde funcionará o CRJ São Mateus com a exposição dos serviços ao governador Casagrande, que destacou a relevância de mais esse equipamento. “Estamos fazendo história no Norte do Estado e em São Mateus com todos os investimentos que estamos realizando. Aqui no CRJ os jovens poderão usar essa política pública na busca de oportunidades. Esse é um espaço de integração e de capacitação permanentes, além de inclusão social”, disse.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, falou sobre a emoção de inaugurar mais esse CRJ, assim como o potencial de transformação da vida dos jovens. “Transformamos a vida das juventudes por meio da cultura, do lazer, do emprego, e de tudo o que o CRJ tem a oferecer. Quando transformamos a juventude, transformamos também as famílias. Um jovem que modifica a sua família também o faz com seu território. A nossa ideia é trazer para a região de Ayrton Senna ainda mais vida com uma juventude que pulsa e é potente”, afirmou.

Parceria

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ São Mateus é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituição Abequar – que integra a Rede Salesiana Brasil de Ação Social -, definida após ampla seleção pública.

“Nossa alegria é grande em poder executar uma política pública que tem uma metodologia interessante e inovadora, que tem tudo a ver com a nossa realidade estatutária. A Rede Salesiana Brasil tem uma felicidade muito grande em poder contribuir principalmente com as juventudes de São Mateus, um município que apresenta uma cultura muito forte e uma juventude muito expressiva. A nossa alegria está em poder provocar impacto e permanência do serviço junto com a política pública, o Poder Executivo Municipal e o Governo do Estado”, disse o membro do conselho curador do Instituto Abequar, Claiton Haroldo Monte.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano. Quatro CRJs já estão em pleno funcionamento: Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; Cachoeiro de Itapemirim; Aracruz e, agora, o quinto equipamento em São Mateus. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Guarapari, Linhares e Colatina.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard