30/08/2019 19h00 - Atualizado em 02/09/2019 10h17

Governo do Estado e Ascames firmam parceria para capacitar vereadores

O Governo do Estado e a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascames) firmarão uma parceria com o objetivo de capacitar gratuitamente os vereadores capixabas. As aulas serão presenciais, nas dez microrregiões do Estado; e pelo Sistema de Educação a Distância (EAD).

O projeto denominado Capacitar para Legislar será lançado no próximo dia 6 de setembro, durante o 3º Congresso Estadual de Vereadores do Espírito Santo, em Vitória. A previsão é de que as aulas ministradas por instrutores da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), tenham início no mês de outubro.

Também encabeçam a iniciativa o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que irá fomentar o programa com dados e indicadores das microrregiões; e a Secretaria da Casa Civil (SCV), responsável pelo relacionamento político com os vereadores.

“Além de estimular a reciclagem, a ideia é oferecer aulas com conteúdo específico das microrregiões, como potencialidades e arranjos produtivos locais, entre outros, contribuindo com o trabalho do parlamentar. Queremos mostrar aos vereadores o tamanho do território em que estão inseridos, para que possam somar esforços ao desenvolvimento regional”, afirma o subsecretário de Relações Institucionais da Secretaria da Casa Civil, Marcos Marinho Delmaestro.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, os vereadores também passarão a contar com uma sala na Secretaria, que poderá ser utilizada como estrutura de apoio em Vitória. O ambiente está sendo estruturado para receber os parlamentares.

O superintendente executivo da Ascames, Juscelino Brzesky, explica que a associação foi pensada justamente para contribuir com a qualificação do Legislativo Municipal e para fortalecer e dar respaldo ao trabalho dos vereadores, especialmente do interior capixaba.

“Estamos criando o Capacitar para Legislar para levar conhecimento até o vereador. Hoje, para buscar capacitação, muitas vezes ele tem de vir à Grande Vitória, o que acaba dificultando ou até inviabilizando a busca pela qualificação. Daí surgiu a ideia de fazer os cursos nas microrregiões”, destaca.

Nesta sexta-feira (30) foi realizada reunião na SCV para deliberar sobre o programa. Além do superintendente executivo da Ascames e do subsecretário para Relações Institucionais, participaram o diretor presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas; a diretora presidente da Esesp, Nelci do Belém Gazzoni; o presidente da Câmara Municipal de Vitória, vereador Cleber Felix; e docentes da Esesp.

Ficou acordado que a escola irá preparar o programa da qualificação em parceria com a Ascames e o Instituto Jones dos Santos Neves.

Karina Andrade Soares

(27) 3636-1488 /  99622-0623