14/02/2022 17h05 - Atualizado em 14/02/2022 17h10

Governador participa do 13° Fórum Permanente dos Prefeitos da Bacia do Rio Doce

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta segunda-feira (14), da cerimônia de encerramento do 13° Fórum Permanente dos Prefeitos da Bacia do Rio Doce, realizado no Sesc Praia Formosa, em Aracruz. O evento teve a participação do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Antes da solenidade, o governador e o ministro sobrevoaram o Rio Doce para analisar a situação que se encontra o local.

Para Casagrande, o momento é de repactuar a nova forma de governança para que os recursos das empresas envolvidas no desastre de Mariana possam chegar com menos burocracia aos moradores das regiões atingidas. “Quero parabenizar os prefeitos pela organização deste encontro. Os Governos do Espírito Santo e de Minas Gerais, o Governo Federal e os Municípios do Rio Doce estão totalmente empenhados para que se tenha um modelo de governança mais adequado e rápido para fazer os recursos chegarem às pessoas e comunidades”, pontuou.

O governador prosseguiu: “Não temos nada contra a Fundação Renova, mas buscamos uma repactuação e um novo modelo com menos burocracia para chegarem recursos às pessoas atingidas. Que os investimentos sejam de recuperação ambiental. A Bacia do Rio Doce já havia sido afetada com a quantidade de esgoto lançada nela, além de sofrer com o assoreamento. Agora precisamos acelerar sua recuperação”, enfatizou.

O 13° Fórum Permanente dos Prefeitos da Bacia do Rio Doce teve a participação de 12 prefeitos capixabas e mais de 40 prefeitos de municípios de Minas Gerais. Os secretários de Estado, Fabricio Machado (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Marcus Vicente (Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano) representaram o Governo do Estado. Da Secretaria da Casa Civil, estiveram presentes o subsecretário para Assuntos Administrativos, Ricardo Iannotti, e os assessores Marcos Delmaestro e Arthur da Silva Santos. O deputado federal e coordenador da bancada capixaba, Josias Da Vitória representou os congressistas capixabas. O Fórum contou ainda com a presença de representantes de órgãos ligados ao meio ambiente.