07/09/2019 16h00 - Atualizado em 09/09/2019 17h44

Cinco mil pessoas acompanham volta do Desfile Cívico-Militar à Vitória

Foto: Hélio Filho/Secom

Com arquibancadas lotadas e público animado, a cidade de Vitória voltou a receber o tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração à Independência do Brasil, celebrada neste sábado, 07 de setembro. Desde 2014, Capital do Espírito Santo não recebia as atividades comemorativas.

Cinco mil pessoas concentraram-se ao longo da Avenida Beira-Mar para conferir as exibições de crianças e adolescentes, bandas escolares e das forças de segurança na homenagem ao Dia da Pátria. O governador Renato Casagrande, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e autoridades convidadas acompanharam os festejos a partir de um palanque montado ao lado das arquibancadas disponibilizadas para a população.

Casagrande ressaltou a importância do desfile e o retorno do evento à Capital. “Retomamos o desfile aqui para nossa Capital. Retornar à Vitória é um respeito à população. Quando foi retirado daqui não foi conversado. Foi uma decisão de cima para baixo. Agora estamos retornando em respeito a todos os capixabas”, afirmou.

Na avaliação do governador, o desfile é uma tradição capixaba: “Foi um lindo desfile! Pelo ar, pelo mar e pela avenida. Muitas famílias presentes. O desfile cívico é a renovação do amor pelo País e pelo Estado. Despertar o compromisso com a nossa pátria”, comentou Casagrande.

Apresentações

As atividades começaram antes das 9h com a exibição de aeronaves do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer), que sobrevoaram a Baía de Vitória, levando a multidão ao delírio. A apresentação foi seguida pelo desfile marítimo com embarcações da Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Após as demonstrações, foi a vez de crianças e adolescentes de escolas de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana participarem do ato cívico. Depois da participação, eles se juntaram às famílias para prestigiar a passagem das forças de segurança, que levaram para o desfile movimentos e equipamentos que fazem parte de suas atividades diárias.

O desfile contou ainda com a apresentação de grupos escoteiros, da Ordem Demoley, os Boinas Azuis, representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, oficiais da reserva do Exército Brasileiro, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, representantes das forças de segurança da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Guardas Civis Municipais de Vitória, Vila Velha e Serra.

Após exibição das forças de segurança, ainda participam do desfile terrestre a Banda Municipal Tenente Jair da Luz de São Gabriel da Palha, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), grupos de motociclistas e donos de carros antigos. Compuseram o desfile cerca de duas mil pessoas, entre civis e militares.

Fotos: Hélio Filho e Ademir Ribeiro (SECOM)