26/06/2023 12h00 - Atualizado em 26/06/2023 13h33

Caparaó recebe Academia de Gestão Municipal 2.0

Dores do Rio Preto sediou, na última sexta-feira (23), o lançamento da Academia de Gestão Municipal (AGM) 2.0, na microrregião Caparaó. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação do município para prefeitos, vereadores e lideranças.

A AGM 2.0 está percorrendo as microrregiões capixabas junto com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), dentro do projeto Amunes na Estrada. Em Dores do Rio Preto, fizeram apresentações com foco no desenvolvimento regional sustentável o assessor especial da Secretaria da Casa Civil, Marcos Marinho Delmaestro; a diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Laís Alves Garcia; o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Luiz Paulo Vellozo  Lucas; e o diretor de integração e projetos especiais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Antonio Ricardo Freislebem da Rocha.

Capacitações

A AGM 2.0 é uma iniciativa voltada para a capacitação de atores municipais que desempenham papel relevante no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), visando a contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios capixabas.

As inscrições para as capacitações da AGM 2.0 serão abertas em julho e poderão ser realizadas no site da Esesp, em www.esesp.es.gov.br. As capacitações da AGM 2.0 terão início no mês de agosto.

Informações aos municípios

Também participaram do evento levando informações úteis aos municípios do Caparaó o assessor do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), Paulo Brusqui; o coordenador da unidade regional Caparaó do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Renato José Lopes Machado;  e o diretor de relações institucionais da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Junior Abreu.

O prefeito anfitrião do encontro e diretor da Região Caparaó da Amunes, Claudenir José, o Ninho, recebeu o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, e também os prefeitos Ailton da Costa Silva, de Ibitirama; Nirrô Emerick, de Alegre; e Edimilson Meireles, de Irupi.

Luciano Pingo fez uma apresentação das ações da associação, que, além de rodar o Estado com 10 encontros regionais para aproximação com todos os municípios, tem projetos de capacitação dos agentes do poder público.

Na próxima sexta-feira (30), a partir das 8h30, a AGM 2.0 estará junto com o Amunes na Estrada no município de Jaguaré. A Academia de Gestão Municipal é uma iniciativa do Estado do Espírito Santo que envolve a Secretaria da Casa Civil, a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), o IJSN e a Esesp, além dos parceiros Amunes, Bandes, Sebrae, Tribunal de Contas do Espírito Santo, Assembleia Legislativa do Espírito Santo e Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves).

Próximos eventos

30/06/2023 – 8h30 - Jaguaré – Região Nordeste (São Mateus, Conceição da Barra, Boa Esperança, Pinheiros, Pedro Canário, Montanha, Ponto Belo e Mucurici);

07/07/2023 – 8h30 - Águia Branca – Região Noroeste (Mantenópolis, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Água Doce do Norte e Ecoporanga);

14/07/2023 – 8h30 - Vargem Alta – Região Central Sul (Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Atílio Vivaqua, Mimoso do Sul e Apiacá);

21/07/2023 – 8h30 - Aracruz – Região Rio Doce (Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama);

28/07/2023 – 8h30 - Rio Novo do Sul – Região Litoral Sul (Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Iconha, Anchieta e Alfredo Chaves);

4/08/2023 – 8h30 - Itarana – Região Central Serrana (Itaguaçu, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina);

11/08/2023 – 8h30 - Brejetuba – Região Sudoeste Serrana (Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Afonso Cláudio e Laranja da Terra);

18/08/2023 – 8h30 - Cariacica – Região Metropolitana (Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória, Serra e Fundão).