04/11/2021 18h00 - Atualizado em 05/11/2021 11h03

Academia de Gestão Municipal forma primeira turma

A primeira turma da Academia de Gestão Municipal (AGM) encerrou sua participação no curso, nesta quinta-feira (04), com resultados surpreendentes. Em seis meses de capacitação gratuita, foram tratados 28 temas sobre gestão pública em 144 horas de aula on-line ministradas para 1,3 mil alunos entre prefeitos, secretários, gestores e técnicos de 75 municípios capixabas.

A AGM é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, no âmbito das ações do projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que visa a contribuir para o aprimoramento das atividades desempenhadas pelos municípios por meio da transferência de conhecimento.

Integração
Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, o trabalho realizado pelo Governo é pautado pela integração e, dentro desse contexto, a Casa Civil está dando a sua colaboração como porta-voz do diálogo com os municípios e os poderes e também encabeçando projetos voltados para a capacitação de lideranças locais.

Representando a Casa Civil, o subsecretário de Estado para Relações Institucionais, Marcos Marinho Delmaestro, agradeceu a participação dos alunos, docentes e parceiros que encamparam o projeto. “Por meio de programas de capacitação, estamos contribuindo para levar política pública de qualidade para o cidadão capixaba”, destacou.

“Sob a liderança do governador Renato Casagrande, estamos finalizando mais essa belíssima ação qualificadora. Foram 1.292 gestores inscritos que, por seis meses, puderam ampliar seus conhecimentos em diversas áreas da gestão pública como planejamento, captação de recursos, políticas finalísticas, educação, saúde e segurança, entre outras. Esperamos avançar ainda mais na cultura da política baseada em evidências, com os gestores municipais liderando a jornada rumo ao desenvolvimento social e humano”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Daniel Cerqueira.

Rompendo muros
Nelci do Belém Gazzoni, diretora Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), falou sobre a satisfação da escola em participar dessa capacitação inédita. “Devido à pandemia, a Esesp teve de se reinventar e fortalecer a educação a distância, por meio de investimentos em equipamentos e equipe, rompendo os muros para levar conhecimento aos municípios capixabas”.

Para Marcos Kneip Navarro, diretor de Negócios do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que é parceiro da AGM, o banco está construindo um relacionamento que vai além do crédito. “O Bandes é um dos maiores indutores dos arranjos produtivos locais. A aproximação não só com o empresariado do município, mas também com as prefeituras nos permite construir, de forma conjunta, programas de fomento que potencializem a economia e a articulação com outros agentes de desenvolvimento”, pontuou o diretor.

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), outro parceiro da Academia de Gestão Municipal, também esteve presente no encerramento, representado por seu presidente, o conselheiro Rodrigo Chamoun. “Qualificar a gestão é atender na veia o anseio da população”, salientou, destacando que o Tribunal está sempre à disposição para projetos com foco na governança pública.

A solenidade virtual de formatura foi conduzida pelo diretor de integração do IJSN, Pablo Lira.  Também participaram solenidade a diretora de Estudos e Pesquisas do instituto, Latussa Laranja, e o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho. A aula está disponível no canal do IJSN no YouTube (https://bit.ly/youtubeijsn).

Além de cursistas do Estado, participaram da primeira turma da AGM alunos de todas as regiões do Brasil e também de Portugal, Angola e Timor-Leste. Até essa quarta-feira (03), o alcance das aulas chegou a 21.484 visualizações.

(27) 3636-8066 / 99892-5291

(27) 3636-1496 / 99622-0623