03/10/2019 19h00 - Atualizado em 03/10/2019 19h23

Projeto Capacitar para Legislar é lançado na microrregião centro-oeste

Foto: Renan Chagas

O projeto Capacitar para Legislar foi lançado, nesta quinta-feira (03), na microrregião centro-oeste do Estado com uma aula inaugural, realizada na Câmara de Vereadores de Baixo Guandu. A capacitação gratuita é aberta a vereadores e servidores que atuam no Legislativo municipal.

Segundo o diretor-presidente da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves), Wilton Minarini de Souza, a iniciativa é um sonho antigo da entidade que está sendo concretizado com a parceria do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. “O vereador é o verdadeiro representante do povo, mas para que possa representar bem os seus munícipes, ele precisa se qualificar”, destacou.

As aulas do programa serão conduzidas por docentes da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), que também é a responsável por montar aula trilha de aprendizagem específica para cada uma das microrregiões de acordo com as solicitações recebidas.

"O intuito da Esesp é identificar as necessidades e demandas das dez microrregiões e, a partir dessa análise, propor uma série de ações que vão contribuir diretamente para o aprimoramento das atividades que nossos vereadores desenvolvem no dia a dia de trabalho, revertendo esses conhecimentos em benefícios para a sociedade", disse a diretora-presidente da instituição, Nelci Gazzoni.

Representando a Secretaria da Casa Civil, o subsecretário para Relações Institucionais, Marcos Marinho Delmaestro, destacou a importância de se realizar o projeto nas microrregiões capixabas, levando aos vereadores dados e estatísticas locais, para que somem esforços para o desenvolvimento capixaba. “Neste Governo, retomamos o diálogo com os vereadores, que estava adormecido. Estamos trabalhando para fortalecer o trabalho que realizam”, enfatizou.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas, participou do lançamento do projeto e fez uma breve apresentação do panorama das microrregiões capixabas, que contempla indicadores e análises diversos. O material produzido pelo IJSN será utilizado no projeto Capacitar para Legislar. “O Espírito Santo sai na frente com essa iniciativa pioneira. É preciso fazer política pública baseada em fatos e evidências”, salientou.

O prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros, esteve presente e elogiou a iniciativa. “É impossível melhorar o serviço público sem conhecer a nossa realidade local”, afirmou destacando a importância da capacitação.

Participaram da aula inaugural 80 pessoas, entre presidentes de Câmaras Municipais, vereadores e servidores. Nesta sexta-feira (04) o projeto será lançado na microrregião central serrana do Estado, na Câmara Municipal de Santa Teresa.

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Casa Civil

Karina Andrade Soares

karina.soares@casacivil.es.gov.br

(27) 3636-1488 /  99622-0623

 

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

(27) 3636-6720 / 3636-6719

renan.chagas@esesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard