02/12/2025 14h53 - Atualizado em 02/12/2025 14h54

Pessoas com deficiência vão apresentar suas histórias de conquistas em formato inédito no ES, nesta quarta-feira (03)

Nomes de destaque na poesia, música, artes visuais, empreendedorismo, esporte, política e outras áreas. Histórias de protagonismo, de pessoas que se tornaram referência em seus campos de atuação, estarão no palco da primeira edição do “Vozes PCDs”. O evento será nesta quarta-feira (03), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, na Enseada do Suá, em Vitória, a partir das 14h. A entrada é franca.

O formato do "Vozes PCDs", inédito no Estado quando se fala em pessoas com deficiência, é inspirado nas famosas conferências TED (Technology, Entertainment, Design / Tecnologia, Entretenimento e Design). O conceito é apresentar ideias de forma impactante em apresentações curtas, de até 10 minutos, no caso capixaba.

O primeiro “Vozes PCDs” terá 10 apresentações, com 12 pessoas envolvidas. Além de pessoas com deficiência, haverá apresentações de pais e mães atípicos, que têm filhos com algum tipo de deficiência, e um professor que lida com formação de esportistas paralímpicos.

O evento é uma realização da Subsecretaria de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, da Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado, com apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) e do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17).

“A nossa ideia é trazer essas histórias potentes e inspiradoras para o palco. São histórias de protagonismo, inspiradoras. O ‘Vozes PCDs’ é um manifesto contra o capacitismo”, destaca o subsecretário de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Martoni Sampaio.

Martoni, que é professor, pesquisador e mestre em Ciências Fisiológicas, é um pioneiro da causa no Espírito Santo. Foi ele que, em 1986, ainda como estagiário do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), montou a primeira equipe de basquete em cadeira de rodas do Espírito Santo. Sampaio também lecionou a disciplina Educação Física para Pessoas com Deficiência em quatro universidades
 
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Felipe Mansur
(27) 99929-8211
felipe.valinho@casacivil.es.gov.br

Tópicos:
PCDs; Inclusão
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard